Brigada combate incêndios no anel viário e na Serra do Periperi em Vitória da Conquista
De acordo com a Brigada, o fogo destruiu uma área de mais de sete hectares de vegetação.
Na noite da última quarta-feira (1º), um incêndio teve início em uma área de difícil acesso localizada após o anel viário, no sentido Barra do Choça, em Vitória da Conquista.
As chamas mobilizaram equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Corpo de Bombeiros, que atuaram para controlar o fogo que avançava pela vegetação.
O trabalho inicial conseguiu conter as chamas ainda na noite de quarta-feira, mas novos focos surgiram na quinta-feira (02), obrigando as equipes a retornarem ao local.
Desde as primeiras horas da manhã, os brigadistas realizaram o rescaldo, eliminando focos de fogo em tocos de árvores, monitorando a área e avaliando os impactos ambientais. Durante a operação, um cavalo foi encontrado próximo à área atingida, mas, felizmente, o animal não apresentava ferimentos.
Após encerrar o trabalho, a Semma e o Corpo de Bombeiros foram novamente acionados pela população devido ao ressurgimento das chamas. O fogo se alastrou rapidamente, exigindo o reforço da equipe, que passou a contar com sete agentes da Brigada de Incêndios, uma viatura e um caminhão-pipa para combater os novos focos.
Paralelamente, um outro incêndio foi registrado na Serra do Periperi, próximo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). As chamas foram controladas pelos brigadistas e o fogo foi considerado extinto ainda na quinta-feira.
De acordo com a Brigada, o incêndio destruiu uma área de mais de sete hectares de vegetação.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, este período do ano, marcado por altas temperaturas e baixa umidade do ar, favorece o surgimento de queimadas. No entanto, a maioria dos casos ocorre devido à ação humana, seja por imprudência, desconhecimento ou de forma proposital. Ela destacou que práticas como jogar bitucas de cigarro no solo ou atear fogo em lixo podem desencadear incêndios de grandes proporções, causando sérios danos ao meio ambiente e à saúde da população.
A Semma alerta que os responsáveis por queimadas podem sofrer penalidades administrativas, criminais e ser obrigados a reparar os danos causados. A orientação é que a população mantenha terrenos limpos e evite ações que possam gerar incêndios.
Em casos de focos ou flagrantes, os cidadãos devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Semma pelo número (77) 3429-7906.