continua após a publicidade

Vitória da Conquista inova com sistema de IPTU 100% Digital

Novo formato começa a partir de janeiro de 2025.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 17/12/2024 - às 21:15

A partir de janeiro de 2025, a Prefeitura de Vitória da Conquista passará a oferecer exclusivamente a versão digital dos boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Essa medida dá continuidade à iniciativa iniciada em 2023, que simplificou o pagamento por meio do PIX. Os contribuintes terão acesso às opções de pagamento, seja em parcela única ou no formato parcelado, por meio de duas plataformas: o site oficial da Prefeitura, na seção “Serviços Sefin Online”, e o WhatsApp verificado (com selo azul) da Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin), pelo número (77) 98856-5247.

Com o objetivo de otimizar processos e reduzir o impacto ambiental, o Governo Municipal implementa esta iniciativa para minimizar o uso de papel e adotar soluções mais rápidas e eficazes, assegurando que o carnê chegue de forma ágil aos contribuintes. Além disso, a Prefeitura oferecerá um desconto de 10% para quem optar pelo pagamento digital. Para os cidadãos que preferirem imprimir o boleto na Secretaria da Fazenda (Sefin), o desconto será de 5%. Os interessados podem se dirigir à Rua Zeferino Correia, no Centro, próxima à Praça Tancredo Neves.

O valor do IPTU é calculado com base em três variáveis: avaliação do imóvel na época da elaboração da planta genérica de valores, preço do metro quadrado na região e alíquota do imóvel definida por lei. Para determinar o valor estimado do imóvel, são considerados critérios como zoneamento, metragem da área construída, valor do metro quadrado na região e as características da construção.

De acordo com a Lei Complementar nº 2.645, de 21 de junho de 2022, a alíquota do IPTU também varia de acordo com o tipo de imóvel e localização. Por exemplo, imóveis construídos têm alíquota de 1%, terrenos com muro possuem alíquota de 1,5%, imóveis sem muro em regiões mais afastadas têm alíquota de 2%, e terrenos não murados na região central têm alíquota de 3%.

Caso haja distorções nas informações sobre o imóvel, o contribuinte pode solicitar uma revisão comparecendo à sede da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) e protocolando um pedido. Um fiscal será enviado para verificar se há alguma incorreção nos dados e, consequentemente, no valor cobrado.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!