Em entrevista, Sheila comenta sobre transporte, saúde, buracos de rua, empréstimo e concurso
Na estreia do podcast “Papo da Gente”, do jornalista Daniel Silva, Prefeita respondeu sobre diversas questões da gestão municipal.
O jornalista Daniel Silva iniciou nesta quinta-feira (23) o seu podcast “Papo da Gente”. Na estreia da atração, que vai ao ar pelas plataformas digitais, o comunicador recebeu a prefeita Sheila Lemos (UB). A entrevista, que durou pouco mais de 1 hora, trouxe temas importantes e atuais sobre o cotidiano de Vitória da Conquista.
Questionada sobre o orçamento municipal, que neste ano chega a 1,5 bilhão de reais – fato inédito na história da cidade – Sheila comentou sobre o seu recente pedido de suplementação orçamentária: “Nós começamos a arrecadar mais do que estava previsto e por isso pedimos essa suplementação. Esse valor foi gasto nas contas da cidade. Tudo subiu, com a inflação a gente passou a receber mais, mas tudo ficou mais caro”, comentou.
Na oportunidade, Daniel também perguntou a Prefeita sobre as principais reclamações da população, como a roçagem em praças e canteiros centrais de Conquista, além dos buracos em vias. A gestora justificou que as fortes chuvas que atingiram a região no final de 2022 dificultou muitos desses serviços e reclamou da falta de cuidado de alguns donos de terrenos que acabam fazendo com que o poder público necessite intervir nesses lotes para que o mato alto não provoque a presença de insetos.
Sobre a saúde do município, Sheila destacou que vem enfrentando grande dificuldade para suprir necessidades da pasta: “A saúde é uma dificuldade imensa, o que as pessoas mais reclamam. É culpa da ex-secretária de Saúde? Não, é culpa do sistema. A saúde no país está falida e é preciso que o Governo Federal entenda isso. Precisa ter um fundo específico para a saúde como tem o Fundeb para a educação”.
Perguntada a respeito do transporte público municipal, a Prefeita destacou que a licitação vai ser aberta no próximo dia 17 de abril. “O edital foi feito nos moldes que a lei exige, foi muito bem estudado, o Sérgio Hubner é uma das pessoas que mais entende de transporte público no país. Naquele edital tem a discussão de várias pessoas, as soluções que outras cidades encontraram. Eu faço parte da Frente Nacional dos Prefeitos e nós dialogamos muito com as grandes cidades”, afirmou.
Ao comentar sobre o empréstimo internacional de 71 milhões de dólares, pleiteado pelo Município junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina da Corporação Andina de Fomento (CAF), a gestora cravou que a verba chegará aos cofres da cidade: “Vai, porque Porto Seguro entrou com o empréstimo internacional 6 meses antes que Conquista e lá o contrato já foi assinado, só faltava o aval da União que é coisa rápida. Se Conquista tem as contas ajustadas igual ou mais que Porto Seguro, não tem porque o de Conquista não sair. Dando tudo certo, junho ou julho, começam a chegar as parcelas”, e ainda reforçou que caso não dê certo com a CAF, os bancos nacionais seriam procurados para financiar projetos estruturantes para Conquista.
Sheila foi questionada sobre seu futuro político e confirmou que estará na disputa pela Prefeitura no ano que vem, no entanto, não confirmou sobre quem será o seu vice no pleito: “A gente deve pensar 2024 em 2024, se pensar antes, gasta o combustível antes”, afirmou.
No quadro intitulado “Curta e Grossa”, a Prefeita confirmou a realização de dois concursos públicos nesse ano, um para a educação ainda no 1º semestre e outro para a saúde no 2º, além disso, ressaltou que Vitória da Conquista recebe recursos federais para investimento em unidades básicas de saúde (UBS) de acordo com sua população atual que é de 348 mil habitantes, mesmo tendo mais de 1,2 milhão de cartões SUS. Por fim, retornando ao campo econômico, Sheila garantiu que a cidade terá o seu polo têxtil formado em breve.
Confira a entrevista na íntegra clicando aqui.