Vitória da Conquista registra 31,6 mm de chuva e mantém alerta de chuvas intensas até terça (26)
As chuvas têm causado obstruções em galerias e canais pluviais, principalmente devido ao descarte irregular de lixo, que é arrastado pela enxurrada, provocando entupimentos e alagamentos.
Nas últimas 24 horas, Vitória da Conquista registrou uma média de 31,60 mm de chuva, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), divulgados pela Defesa Civil do município às 6h deste sábado (23).
Desde a sexta-feira (22), chuvas intensas atingem diversos bairros, com previsão de se estenderem até terça-feira (26), segundo alerta atualizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Equipes da Prefeitura estão mobilizadas nas ruas, realizando ações de limpeza e manutenção, enquanto o Comitê de Crise monitora as áreas de risco, buscando soluções para problemas recorrentes tanto na zona urbana quanto na rural.
As chuvas têm causado obstruções em galerias e canais pluviais, principalmente devido ao descarte irregular de lixo, que é arrastado pela enxurrada, provocando entupimentos e alagamentos. O canal do bairro Santa Cecília, que já havia sido limpo no último dia 12, precisou de nova intervenção após as precipitações recentes.
Na manhã deste sábado, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) atuou em locais críticos, como as avenidas Integração, Sifredo Pedral e Crescêncio Silveira, além das ruas Genésio Porto e Paulino Santos. Equipes também trabalham na desobstrução do canal do Santa Cecília. Em Dantilândia, a rua principal ficou alagada devido à obstrução de bueiros.
Além disso, a queda de uma árvore na Rua José de Sá Martins, no bairro Vila América, e galhos no Estádio Lomanto Júnior e na Praça da Avenida São Geraldo exigiram intervenções da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O Inmet mantém o alerta laranja, prevendo chuvas intensas, com precipitação variando de 30 a 60 mm/h e ventos de até 100 km/h, válido até terça-feira (26).
A Defesa Civil recomenda medidas preventivas, como a manutenção de telhados e calhas, descarte correto de lixo e evitar sair de casa durante chuvas intensas. Em emergências, a população pode contatar a Defesa Civil pelo número 199 ou pelo WhatsApp (77) 8856-5070.