Em meio a fortes chuvas, Sheila Lemos afirma que obras de drenagem serão prioridade em 2º mandato
Com financiamento internacional de US$ 72 milhões, Prefeita pretende construir um novo canal da Serra do Periperi até o Rio Verruga.
Vitória da Conquista foi atingida por fortes chuvas na manhã e à noite desta sexta-feira (22), principalmente na Zona Sul, com alagamentos em diversas ruas. Bairros como Boa Vista, Felícia, Morada dos Pássaros e Conveima foram afetados.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, prevendo precipitação de 30 a 60 milímetros por hora e ventos de 60 a 100 km/h até a próxima terça-feira (26).
A prefeita Sheila Lemos, em entrevista ao programa Bahia Meio-Dia, destacou a necessidade de obras de macrodrenagem para minimizar os impactos das chuvas na região central da cidade, a parte mais baixa. “A gente sofre muito nesse período agora chuvoso, principalmente na parte central da cidade, que é a parte mais baixa”, disse.
A prefeita explicou que pretende construir um novo canal de drenagem da Serra do Periperi até o Rio Verruga, mas o projeto depende de um financiamento internacional de US$ 72 milhões que ainda não foi concluído. “Nós não conseguimos fazer porque essa obra está naquele projeto do empréstimo internacional de 72 milhões de dólares, que, infelizmente, não conseguimos até hoje”, afirmou.
Sheila Lemos afirmou que essa obra é uma de suas prioridades para o segundo mandato, e que buscará viabilizar o investimento necessário para sua execução nos próximos quatro anos.
“Então, é algo que eu vou trabalhar nesses próximos quatro anos para que a gente possa conseguir nesse investimento fazer essa obra de macrodrenagem na cidade, que vai cortar da Serra do Periperi até o Rio Verruga, para a gente fazer um novo canal de drenagem para que não aconteça mais essas enchentes na parte mais baixa da cidade”, explicou a prefeita.
A prefeita mencionou os avanços na pavimentação e drenagem de bairros como Bateias 2, Panorama e Alto Panorama. Ela ainda ressaltou que a obra de macrodrenagem é essencial para solucionar os problemas de alagamento na parte baixa da cidade.
A Defesa Civil mantém o monitoramento de áreas de risco e atendimento à população e orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado o uso cauteloso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.