Infovia Bahia chega a instituições de ensino de Vitória da Conquista levando internet de alta velocidade
A nova infraestrutura vai beneficiar cerca de 20 instituições estaduais e federais da Bahia.
Vitória da Conquista e mais quatro cidades baianas receberam recentemente, a expansão da Infovia Bahia, um projeto do Governo do Estado da Bahia, realizado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que fornece internet de alta velocidade para as instituições de ensino e pesquisa do Estado.
O projeto, que faz parte do Programa Conecta e Capacita do MCTI, trouxe uma rede de internet de alta capacidade para a cidade, conectando-a à rede nacional de ensino e pesquisa (RNP). A nova infraestrutura vai beneficiar cerca de 20 instituições estaduais e federais da Bahia.
A infraestrutura de internet oferecida pela Infovia Bahia, que funciona através de conexões de 10 Gbps, beneficia direta e indiretamente cerca de 1 milhão de baianos, impactando escolas e órgãos públicos e privados e democratizando o acesso à internet.
Marcius Gomes, chefe de Gabinete da Secti, cita a importância de uma rede de alta capacidade para as instituições de ensino e pesquisa, facilitando a realização de projetos colaborativos, reduzindo custos de conexão e possibilitando avanços em serviços como telemedicina.
“Essa rede robusta de alta velocidade permite que projetos de ponta sejam desenvolvidos aqui mesmo, no interior do estado, com uma conectividade que atende desde a educação até serviços essenciais, como os serviços do ba.gov.br”, destaca Gomes.
O projeto prevê que, até 2025 e 2026, outras cidades do estado também serão conectadas, com a rede chegando a Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Cruz das Almas, Cachoeira, Governador Mangabeira, Uruçuca, Itabuna (2ª etapa) e Eunápolis.