Futuro candidato a vice-governador da Bahia pode ser de Vitória da Conquista
A afirmação foi feita pela prefeita Sheila Lemos em coletiva de imprensa, após o resultado das eleições municipais de 2024.
A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), afirmou que as eleições gerais de 2026 podem ter uma chapa de oposição com a participação de um político de Vitória da Conquista.
A declaração foi dada em coletiva de imprensa, no dia 04 de outubro, após o resultado das eleições municipais de 2024, que confirmou os 58,86% dos votos válidos à atual gestora.
“Acho que Conquista, a região sudoeste precisa ter uma representatividade no Estado da Bahia”, disse Sheila Lemos.
Segundo a fala de Sheila, um político conquistense participaria da chapa de oposição ao governo de Jerônimo Rodrigues, ao lado do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), derrotado em 2022.
A legitimidade do resultado da eleição ainda depende de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julga uma ação contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que considerou Sheila Lemos inelegível.
Embora ainda seja cedo para discutir pré-candidaturas, Lemos acredita que a cidade esteja presente em uma possível aliança da oposição. “Acho que ainda é cedo pra gente falar disso, acabamos de ganhar a eleição para governar Vitória da Conquista, mas sei que Conquista merece participar do processo eleitoral da Bahia”, concluiu.
Sheila Lemos está inelegível?
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) indeferiu a candidatura de Sheila Lemos à reeleição por considerar que o mandato de 2025 seria um terceiro mandato familiar, após sua mãe, Irma Lemos, ter assumido o cargo, violando a legislação. Lemos já recorreu da decisão e agora aguarda a análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A decisão do TRE-BA se baseia no fato de que, no final de 2020, Irma Lemos assumiu a prefeitura de forma interina, após o afastamento do então prefeito Herzem Gusmão, para tratamento de consequências da covid-19. Ela também já havia assumido a prefeitura em outra ocasião, quando Herzem estava de férias.
Com a morte do prefeito eleito nas eleições de 2020, Herzem Gusmão, em março de 2021, Sheila Lemos foi empossada prefeita. Irma Lemos foi vice-prefeita durante o primeiro mandato de Herzem e Sheila concorreu como vice para o 2º mandato de Gusmão.