Vitória da Conquista registra acumulado de quase 40mm de chuva em três dias
A Prefeitura informou estar monitorando de perto a situação das chuvas e pontos de alagamento na cidade.
O forte calor que fazia nas últimas semanas foram amenizados desde a última quarta-feira (16), quando as chuvas têm marcado presença em Vitória da Conquista. De acordo com informações da Defesa Civil, a cidade tem registrado um acumulado médio de 39,89mm de chuva nos últimos três dias.
Na zona urbana da cidade, o maior volume de chuva foi registrado na região do bairro Bruno Bacelar, com 6,92mm. Já na zona rural, a chuva caiu em em todos os distritos, em seus mais de 300 povoados.
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) e a Defesa Civil informam que a população deve se manter atenta desde este domingo (20) até a próxima terça-feira (22), devido à previsão de mais chuva para esses dias, totalizando um acumulado de 42mm para estes dias.
Em nota enviada ao Jornal Conquista, a PMVC informou que está monitorando de perto a situação das chuvas e dos pontos de alagamento em Vitória da Conquista. Este monitoramento é feito pela Prefeitura, por meio da Defesa Civil e das secretarias do Governo Municipal.
Danos causados na zona urbana
De acordo com a nota, os principais pontos de monitoramento são os pontos de alagamento que vêm se formando no Cidade Modelo, Jardim Guanabara e Bateias II, onde estão sendo executadas obras de drenagem e pavimentação asfáltica.
Houve também ocorrências de extravasamento na rede de esgotamento sanitário da Embasa em vários pontos da cidade, inclusive na Avenida 36, que divide Bateias 2, Cidade Maravilhosa e Urbis V. Essa rua, recém pavimentada pela Prefeitura, ficou bastante danificada.
Danos causados na zona rural
Na zona rural, a estrada que liga Pradoso ao Bate-Pé, que passa por obras executadas pelo Governo do Estado, foi o local mais afetado pelas chuvas recentes. De acordo com a PMVC, duas vias alternativas foram preparadas para ligar estes localidades: a estrada de Cavalo Morto, que vai de Pau de Ferro ao Iguá; e a estrada do Ribeirão, que liga o povoado de Ribeirão, passando por Cachoeira das Araras, Baixa do Arroz, Pradoso, Quatis, Simão e Campinhos.
Houve também interrupção do fornecimento de energia elétrica na localidade Lagoa de Torquato (Dantilândia), e danos na estrada entre Lagoa Formosa e Campo Formoso (Iguá), mas tudo já resolvido.
Ações Preventivas
Ainda em nota, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista informou que durante todo o ano de 2024 foram realizadas diversas ações preventivas nas zonas urbanas e rural da cidade. As medidas foram feitas a partir dos dados registrados após monitoramento das chuvas que aconteceram em anos anteriores.
Entre alguns dos serviços preventivos realizados, a PMVC realizou a limpeza e manutenção de bocas de lobo e captações de águas pluviais, limpeza de canais, poda de árvores de maior porte ou com indicação de queda de galhos.