Onda de furtos em Vitória da Conquista preocupa comerciantes e polícia intensifica rondas
Em entrevista à TV Sudoeste, as vítimas relatam impunidade dos criminosos e a polícia afirma estar fazendo rondas para reprimir o crime.
Uma onda de furtos no centro de Vitória da Conquista vem preocupando os comerciantes. Lojas e clínicas estão sendo invadidas durante a noite e a madrugada, quando as ruas estão quase vazias.
Conforme mostrou uma reportagem do Jornal Bahia Meio Dia, desta quinta-feira (17), um estacionamento comercial, na Rua Coronel Gugé, foi arrombado três vezes neste ano. Os criminosos também tentaram arrombar uma loja de bijuterias e fugiram quando foram vistos.
Outro caso mostrado pelo jornal foi uma loja de roupas que foi arrombada na madrugada de domingo. O ladrão levou roupas, um computador e dinheiro. O dono da loja afirmou que a ação dos ladrões causa, além de um prejuízo financeiro, um prejuízo emocional.
“A gente perdeu o nosso computador que tinha todos os nossos armazenamentos da loja, bens, materiais e também o prejuízo de você não conseguir dormir à noite com medo de estar acontecendo isso novamente”, disse.
Segundo a reportagem do Bahia Meio Bahia, o criminoso que furtou a loja de roupas foi preso, mas foi liberado no dia seguinte.
O medo dos comerciantes é constante. Uma loja na Travessa Góes Calmon já foi furtada cinco vezes este ano, na última vez, o ladrão entrou pelo forro da loja. “A gente fecha quando a gente já chega aqui abrindo olhando para ver, ou olhando para o teto, olhando para as portas para ver se está tudo intacto”, diz a lojista.
Uma clínica, também na rua Góes Calmon, foi arrombada na noite de segunda-feira (14).
Para além do centro, uma floricultura na avenida Rosa Cruz, no bairro Candeias, também foi alvo de furtos. “Ficou a sensação de impunidade. Porque ele foi levado por Disep, foi registrado queixa, as filmagens com prova de que realmente foi ele, e ele não ficou preso, no mesmo dia estava praticando o mesmo ato”, disse a vítima.
Em entrevista ao repórter Edson Nunes, o Major Gilberto Silva da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia (CIPM) afirmou que a PM tem intensificado as rondas para reprimir crimes contra o patrimônio e que alguns suspeitos já foram identificados.
“Nós temos aí a operação Guardião Noturno, que atua principalmente nos corredores centrais e Centro Comercial, atuando no período da madrugada, evitando assim esse tipo de delito. Nós estamos sempre identificando os pontos em que ocorrem esses delitos e estamos ensinando o nosso policiamento para esses locais”, afirmou o Major.