continua após a publicidade

Estudantes de Ilhéus criam repelente natural para combate de mosquitos

A combinação de dois ingredientes resultou em um produto eficaz e de baixo custo.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 08/10/2024 - às 20:39

Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira (CEEPAMEV), em Ilhéus, desenvolveram um repelente feito a partir de cravo-da-índia e alfazema-do-brasil. A combinação dos dois ingredientes resultou em um produto eficaz e de baixo custo.

Com orientação da professora Margarete Correia, o grupo buscou uma solução acessível para combater os mosquitos, que também transmitem Zika e Chikungunya.

A iniciativa surgiu diante do aumento de casos de Dengue no estado, que até abril de 2024, apresentou um crescimento de 667% em relação ao mesmo período de 2023, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Alana de Melo, uma das idealizadoras do projeto, teve a ideia após se incomodar com as picadas de mosquitos e decidiu criar um repelente barato e sustentável. A professora Margarete explicou sobre o trabalho. “Ela convidou Arthur Pereira para o grupo, que logo se interessou pelo tema. Juntos, iniciaram suas pesquisas e descobriram que o cravo-da-índia e a alfazema-do-brasil possuem propriedades repelentes naturais“, explicou a professora. 

Arthur Pereira explicou que o processo envolveu várias etapas, desde a extração dos óleos até os testes de eficácia. “Após a extração do cravo-da-índia e alfazema, fizemos testes de pH e de eficácia do repelente, que apresentou ótimos resultados. O repelente impede a aproximação de mosquitos, além de ser uma alternativa sustentável”, afirmou. O produto passou em testes laboratoriais e apresentou um pH dentro da faixa adequada para repelentes.

O projeto, apoiado pela Secretaria da Educação e pela coorientadora Nádia Batista, segue em aprimoramento. Arthur representou a equipe no Expo Milset Brasil, onde o trabalho foi premiado com uma credencial para a Milset ESI 2025, em Abu Dhabi. A equipe espera que o repelente contribua no combate às doenças transmitidas por mosquitos, oferecendo uma solução simples e acessível à população.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!