Parceria entre Prefeitura e Senai oferece cursos para famílias atendidas pela assistência social em Conquista
Itinerário da unidade móvel está no Jardim Valéria, onde permanecerá até 25 de outubro.
Com o objetivo de capacitar para o mercado de trabalho membros de famílias atendidas pela assistência social do município, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), iniciou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Cursos profissionalizantes serão oferecidos na área de culinária na unidade móvel do Senai, que ficará fixada nas proximidades das áreas contempladas pelos programas habitacionais Minha Casa Minha Vida e de Regularização Fundiária. O itinerário da unidade móvel iniciou pelo Jardim Valéria, na semana passada, onde permanecerá até 25 de outubro.
“As Políticas Públicas de Habitação e Assistência Social trabalham juntas neste projeto para viabilizar acesso aos direitos sociais, como o trabalho e renda. Esse esforço coletivo visa garantir maior eficiência na melhoria de vida dos recém profissionalizados”, explicou a coordenadora municipal de Programas e Projetos Habitacionais, Yasmim Chaves,
Além da oferta de cursos profissionalizantes, posteriormente, os participantes também terão acesso a oficinas com a Sala da Mulher Empreendedora, vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e com o Acessuas Trabalho, através de orientações de como preparar um currículo e a como se portar em uma entrevista de emprego. “Essa parceria não irá ofertar apenas o curso. Nós fizemos uma colaboração com diversos setores. Então, vamos acompanhar cada participante até o pós-curso, com certificações e preparação nas outras áreas”, destacou a coordenadora municipal da Proteção Social Básica (CPSB), Dayana Evelinne Andrade.
“O propósito do Senai é levar formação técnica para as pessoas para que elas possam ter o seu próprio negócio ou entrar no mercado de trabalho de maneira capacitada, e isso se alinhou com o objetivo da Prefeitura. É um curso de 60 horas, a mesma carga horária de uma matéria de nível superior. Então, trata-se de uma formação muito forte, uma base muito boa”, pontuou Gabriel Carvalho, assistente de Processo e Negócios do Senai.