continua após a publicidade

Hemoba reduz prazos para doação de sangue após tatuagens e piercings; campanha incentiva doações antes dos procedimentos

Com a nova regra, a expectativa é de aumentar o número de doadores, principalmente entre o público jovem.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 01/10/2024 - às 16:44
Foto: Aline Santos / Ascom Hemoba.

Desde o dia 16 de setembro, os prazos para doadores de sangue que fizeram tatuagens, micropigmentação, maquiagem definitiva ou piercings foram reduzidos de 12 para seis meses, conforme anunciou a Fundação Hemoba. A medida é válida para procedimentos realizados em estúdios licenciados pela Vigilância Sanitária, que cumprem todas as normas de segurança, como o uso de materiais descartáveis e a esterilização adequada.

Em Vitória da Conquista, a Hemoba reforça a importância dessa mudança, especialmente para jovens que desejam fazer esses procedimentos, já que muitos candidatos à doação eram temporariamente inaptos por conta desses procedimentos. 

A cidade, assim como outras localidades da Bahia, segue os critérios estabelecidos, sendo que, em casos onde os estúdios não respeitam as normas de segurança, o prazo de inaptidão para doação continua sendo de 12 meses. Além disso, piercings na cavidade oral ou genital ainda exigem um período de espera de 12 meses após a retirada, devido ao risco maior de infecção.

No ano de 2023, a Hemoba registrou 66.501 candidatos à doação de sangue em todo o estado, dos quais 19.814 foram considerados inaptos, incluindo 1.566 devido a procedimentos como tatuagens e piercings. Entre janeiro e agosto de 2024, foram 45.800 candidatos, com 916 inaptos pelo mesmo motivo. Com a nova regra, a expectativa é de aumentar o número de doadores, principalmente entre o público jovem.

Para fortalecer essa iniciativa, a campanha “Antes de riscar, venha doar” foi lançada pela Hemoba. O objetivo é incentivar pessoas que pretendem fazer tatuagens ou procedimentos semelhantes a doarem sangue antes, garantindo a chance de salvar vidas. A campanha conta também com a parceria de estúdios de tatuagem e estética, que incentivam seus clientes a doar sangue antes e depois de realizarem seus procedimentos.

Onde e quando doar sangue em Vitória da Conquista?

O Hemocentro Regional de Vitória da Conquista fica na Rua D, Loteamento Cristo Rei, bairro Felícia, atrás do HGVC. O Hemoba atende a todo o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista, que inclui o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Hospital Afrânio Peixoto e o Hospital Crescêncio Silveira, além de 12 municípios próximos.

Para realizar a doação de sangue em dias da semana, os interessados devem comparecer no local, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30 entre segunda e quinta-feira, e das 7h30 às 11h30 na sexta-feira.

Quem pode doar sangue?

  • Comparecer com documento oficial com foto, válido no território nacional
  • Se tiver entre 16 e 18 anos incompletos, precisa estar acompanhado pelo responsável legal
  • Ter até 68 anos, 11 meses e 29 dias de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos
  • Ter peso superior a 50kg
  • Estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas
  • Estar descansado e em boas condições de saúde no dia da doação

Também há impedimentos temporários que impedem a doação de sangue:

  • Caso esteja gripado, resfriado, com febre, deve esperar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas
  • Estar grávida
  • Período pós-gravidez (90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana)
  • Estar amamentando
  • Ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
  • Ter feito tatuagem e/ou piercing nos últimos 6 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impede a doação)
  • Ter feito exames/procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses
  • Situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis

Há impedimentos definitivos que impedem a doação de sangue:

  • Ter tido hepatite após os 11 anos de idade
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue (Hepatites B e C, Aids – vírus HIV, doenças associadas ao vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e sífilis
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.hemoba.ba.gov.br

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!