Eleições 2024: Eleitores podem votar mesmo sem o cadastro biométrico
A decisão é uma garantia de que todos os cidadãos terão a oportunidade de participar do processo eleitoral.
As eleições municipais de 2024 acontecem, em todo o Brasil, neste domingo (06). Embora a biometria tenha sido amplamente implementada nos últimos anos, nem todos os eleitores possuem o cadastro biométrico atualizado.
Posso votar nas eleições de 2024 sem biometria cadastrada?
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que, nas eleições municipais de 2024, os eleitores que não estiverem cadastrados na biometria da Justiça Eleitoral poderão votar sem dificuldades, mantendo, nesses casos, as alternativas tradicionais de identificação.
Essa decisão é uma garantia de que todos os cidadãos terão a oportunidade de participar do processo eleitoral, independentemente de terem ou não realizado o cadastro biométrico.
Neste ano eleitoral, mais de 155 milhões de pessoas estão habilitadas a votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do Brasil. Cerca de 83% desse total, ou seja, mais de 129 milhões de eleitores, já possuem a biometria registrada, o que facilita a identificação no momento da votação.
Para aqueles que não têm o registro biométrico, para votar, deverão apresentar um documento oficial com foto aos mesários. Essa medida visa tornar o processo mais inclusivo, evitando que a falta de cadastro biométrico seja um obstáculo para a participação cívica.
O primeiro turno das eleições está agendado para 6 de outubro, e um possível segundo turno será realizado em 27 de outubro. O horário de votação nos dois turnos será das 8h às 17h.