Justiça eleitoral desmente boato sobre relação do voto com prova de vida do INSS
O TSE já havia desmentido a mesma informação falsa em 2022 e o boato voltou a circular em 2024.
Idosos de várias regiões do Brasil têm recebido mensagens falsas pelo WhatsApp ou e-mails informando que o voto seria considerado como prova de vida nas eleições de 2024. Após a repercussão, a Justiça Eleitoral desmentiu informações falsas que estão circulando sobre o voto nas eleições de 2024.
O voto nas eleições de 2024 conta como prova de vida para o INSS?
Ao contrário de algumas informações que vêm circulando na internet, o ato de votar não é uma prova de vida e não será utilizado para outros fins que não sejam a escolha do representante do eleitor.
O voto é um direito de cada cidadão e a eleição é organizada pela Justiça Eleitoral e não há qualquer acordo entre a Justiça Eleitoral e o INSS para estender o ato de votar para outros fins que não sejam a escolha do representante.
O TSE já havia desmentido a mesma informação falsa em 2022. Uma imagem falsa que estava circulando nas redes sociais é classificada como ilícita pela Justiça Eleitoral.
A comunicação oficial da Justiça Eleitoral é feita através dos sites oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), e dos cartórios eleitorais.