Sesab confirma mais um caso de botulismo no Bahia; Saiba como se proteger
O estado já registrou seis casos confirmados da doença em 2024.
A Bahia registrou seis casos confirmados de botulismo em 2024. O sexto caso, que estava sob investigação, foi confirmado nesta quarta-feira (25), pela Vigilância Epidemiológica do estado.
Dos seis casos confirmados, três pacientes permaneceram em tratamento hospitalar, um já teve alta médica e dois vieram a óbito. Em 2023, foram registrados dois casos confirmados.
O que é Botulismo?
O botulismo é uma doença rara, de alta letalidade, e não contagiosa. A doença é causada pela ação da bactéria Clostridium botulinum e pode ser contraída através de alimentos contaminados.
A Secretária de Saúde da Bahia (Sesab) alertou sobre os cuidados essenciais para evitar a contaminação, como o tratamento da água para consumo, a fervura de alimentos por pelo menos 10 minutos e atenção na hora de comprar alimentos.
O que causou o botulismo na Bahia?
A Sesab investigou a origem de todos os casos confirmados, constatando que quatro pacientes ingeriram mortadela de frango no dia anterior ao início dos sintomas da doença.
Dois óbitos ocorreram em Salvador e em Campo Formoso. O município de Campo Formoso registra o maior número de casos confirmados, com quatro dos seis casos.
Um caso foi confirmado em Senhor do Bonfim e um paciente está em investigação em Cícero Dantas.
Quais são os sintomas do botulismo?
O botulismo é caracterizado pela presença de paralisia flácida aguda com preservação do nível de consciência, além de sintomas como:
- Visão turva/dupla;
- Falta de ar;
- Dificuldade para engolir;
- Boca seca;
- Fraqueza nos músculos da fala;
- Sensação de falta de ar após consumo de alimentos.
Em caso de suspeita da doença, procure uma unidade de saúde imediatamente.