Vitória da Conquista é a 3ª cidade baiana com maior número de casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho
As principais causas são estresse, ansiedade e sintomas físicos, seguido por transtornos de humor e burnout.
A saúde mental no trabalho tem sido um tema cada vez mais relevante em Vitória da Conquista e em todo o país. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho cresceu na Bahia: em 2022 foram registrados 246 casos, e em 2023 o número saltou para 432 casos.
Em 2022, os maiores números de casos estavam concentrados nas cidades de Feira de Santana (62), Salvador (36) e Vitória da Conquista (23). As ocupações mais afetadas foram de gerente administrativo (19), detetive particular (16) e costureiro na confecção em série (9).
O que está por trás dos transtornos mentais no trabalho?
As principais causas são estresse, ansiedade e sintomas físicos sem uma causa médica clara, seguido por transtornos de humor (afetivos) e burnout. Em Vitória da Conquista, o número de casos de transtornos mentais no trabalho aumentou: em 2022 foram registrados 23 casos, e em 2023, 45 casos.
A psiquiatra Carol Figueira, especialista em saúde ocupacional, explica, em entrevista ao Correio da Bahia, que os transtornos mentais no trabalho estão relacionados a fatores como sobrecarga de trabalho, exigências de alta performance e jornadas extensas.
A Lei 14.831, que entrou em vigor em março deste ano, busca reconhecer empresas que adotam práticas para promover a saúde mental dos colaboradores.
A Lei prevê uma honraria a ser dada pelo governo federal a empresas que adotem critérios de promoção da saúde mental e do bem-estar de seus colaboradores.
Durante a entrevista, a especialista também destacou dicas para promover a saúde mental no ambiente de trabalho. Confira:
- Oferecer acesso a serviços de terapia;
- Promover políticas de trabalho flexível, com horários ajustáveis ou trabalho remoto;
- Realizar treinamentos sobre gestão do estresse e temas de comunicação e desenvolvimento pessoal;
- Criar uma cultura organizacional que valorize a inclusão, o respeito e a colaboração;
- Incentivar a prática de atividades físicas e de lazer.