Forças de Segurança da Bahia já apreenderam 55 fuzis e quase 4 mil armas em 2024
No mesmo período, o total das apreensões aumentou 7% em relação a 2023.
Entre janeiro e setembro de 2024, operações das Forças de Segurança da Bahia resultaram na apreensão de 55 fuzis, igualando o número total de apreensões de 2023.
O dado foi divulgado nesta segunda-feira (16), durante uma coletiva de imprensa sobre o Balanço da Segurança Pública.
No mesmo período, o total de armas de fogo apreendidas, incluindo carabinas, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres, aumentou 7% em relação ao ano anterior. Este ano, foram retiradas das ruas 3.971 armas, comparado a 3.710 em 2023.
O secretário de segurança pública, Marcelo Werner, destacou que são apreendidas em média 16 armas por dia, devido à integração das ações das forças estaduais e federais.
Werner apontou que a redução de mortes violentas no estado está diretamente relacionada a essas apreensões. Além disso, Werner mencionou o papel da unidade DESARME, da Polícia Civil, que investiga a origem e o comércio ilegal de armas na Bahia.
A diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Cecília Bandeira, ressaltou que todas as apreensões, sendo de armas, drogas, ou outros materiais, passam por exames periciais para comprovar os crimes. “Temos muito orgulho de fazer parte desse trabalho conjunto. É um esforço conjunto de todas as forças, cada uma desempenhando seu papel, que tem contribuído para esses resultados significativos, demonstrando o avanço no planejamento e no combate ao crime organizado”, completou ela.