Governo da Bahia lança o “Coijuve”, primeiro comitê de juventude do país
Composto por representantes de 28 órgãos do governo, a comissão busca consolidar a integração das pautas juvenis.
Nesta quarta-feira(11) a Bahia criou oficialmente o Comitê Institucional da Política Pública de Juventude (Coijuve), sendo pioneira no Brasil pela iniciativa.
O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, na última terça-feira (10). Composto por representantes de 28 órgãos do governo, o Comitê busca consolidar a integração das pautas juvenis.
“É fundamental para a gente integrar as pautas das juventudes com políticas públicas importantes, como o acesso à água, habitação, esportes, cultura, educação. E eu quero acreditar que isso deverá ser multiplicado também em muitos municípios. Nós estamos seguindo uma política nacional da juventude, orientada pelo governo do presidente Lula e, aqui na Bahia, queremos demarcar esse espaço, trazendo as secretarias para o seu lugar”, afirmou o governador Jerônimo.
O Coijuve será responsável pela gestão, articulação e monitoramento de programas voltados para a juventude, integrando a Coordenação Geral de Políticas para as Juventudes (Cojuve), sob a Secretaria de Relações Institucionais (Serin).
O governador explicou que o comitê organizará ações em várias áreas do estado, conectando as pautas da juventude a políticas públicas essenciais, como acesso à água, habitação, esportes e cultura.
Segundo Nivaldo Millet, coordenador-geral de Políticas para a Juventude, o Coijuve garantirá que temas fundamentais como combate à fome e acesso à água sejam discutidos e desenvolvidos com foco nos jovens. “Nesse governo a gente tem vez e voz. E o Comitê Institucional de Políticas para a Juventude consolida isso, porque combater a fome é uma pauta de juventude, o acesso à água é uma pauta de juventude”, disse Millet.
O Coijuve também terá a função de propor fontes de financiamento, monitorar demandas e alinhar as políticas estaduais com as diretrizes das conferências de juventude.
O coordenador da Serin destacou que “o fortalecimento das ações de governo para a juventude é a integração de todas as secretarias trabalhando num só objetivo, que é o de oportunizar o acesso aos diversos programas estaduais”.
“Hoje, o Estado da Bahia sai na frente dos diversos estados brasileiros, seguindo uma política nacional e ampliando as ações para os jovens junto aos diversos setores”, completou Nivaldo.