Funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica anunciam greve em Vitória da Conquista
De acordo com o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, a paralisação por tempo indeterminado começa nesta sexta (13).
Na noite de segunda-feira (09), os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal em Vitória da Conquista decidiram, em assembleia, aderir a uma greve a partir de sexta-feira (13).
A decisão foi aprovada por 53,13% dos funcionários do Banco do Brasil e por 92,78% dos da Caixa Econômica Federal, seguindo a Lei n.º 7.783, de 28 de junho de 1989, que exige um aviso prévio de 72 horas antes da paralisação.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR), Leonardo Viana, destacou que, após os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal rejeitarem a proposta de acordo em assembleias realizadas até o dia 5 de setembro, uma nova assembleia foi convocada para esta segunda-feira (9), na qual foi deliberada a adesão ao movimento grevista.
“Com os resultados de hoje, nós passaremos nas agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil para construir com os colegas a estratégia para a mobilização, respeitando as decisões tomadas em assembleias soberanas e de forma democrática’’, afirmou Leonardo Viana.
O comunicado oficial do sindicato informa à direção do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, assim como à população usuária dos serviços bancários, sobre a paralisação dos serviços por tempo indeterminado, a partir do dia 13 de setembro.
Caso novas propostas sejam apresentadas ou decisões sejam tomadas, elas serão avaliadas pela categoria em assembleia, e os resultados serão comunicados aos bancos e à população.
A greve abrange todos os funcionários das duas instituições na base de Vitória da Conquista e região, e busca melhorias nas condições de trabalho e negociações justas com os bancos.
Confira o comunicado do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região na íntegra: