continua após a publicidade

Professores das universidades estaduais da Bahia realizam paralisação nesta quarta-feira (11)

Todos os três campi da Uesb aderiram ao movimento e a assembleia da adusb acontece em Vitória da Conquista; entenda.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 10/09/2024 - às 13:39
Foto: Reprodução.

Nesta quarta-feira (11), professores das universidades estaduais da Bahia (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb) realizam uma paralisação de 24 horas em todo o estado, com um ato unificado em Salvador. A manifestação começará às 6h30 no Campus I da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). 

Durante a paralisação, às 15h, o Fórum das Associações Docentes (FAD) se reunirá com representantes do governo na Secretaria de Educação (SEC) para tentar avançar nas negociações. 

O movimento, aprovada nas assembleias das universidades, faz parte da luta da categoria por um plano de recomposição salarial que está em discussão com o governo do estado. Todos os três campi da Uesb aderiram à paralisação. A assembleia para decidir os próximos passos da universidade acontece em Vitória da Conquista, no auditório da Adusb.

Os docentes reivindicam um reajuste salarial de 5,5% em janeiro de 2025, janeiro de 2026 e dezembro de 2026, o que totalizaria 17,42% de aumento em dois anos. A proposta do governo, no entanto, prevê um reajuste de 5,7% nas mesmas datas, o que a categoria considera insuficiente, representando um ganho real de apenas 1,15% ao ano.

Desde abril, os docentes tentam negociar com o governo, que só aceitou dialogar após o indicativo de greve aprovado em junho. O movimento docente argumenta que os professores das universidades estaduais acumulam uma perda salarial de 35% desde 2015, conforme dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Caso não haja avanços significativos na reunião desta quarta-feira, novas assembleias já estão marcadas para o dia 16 de setembro, onde será discutida a possibilidade de deflagração de uma greve. 

O movimento unificado das associações docentes tem uma campanha intitulada “E aí, governador Jerônimo, vai ter greve?”, que visa conscientizar a população sobre o impasse nas negociações, utilizando materiais explicativos e outdoors espalhados pelo estado.

As assembleias acontecem também nesta quarta-feira (11), em todas as universidades estaduais baianas, sendo realizadas nos seguintes locais e horários: 

UEFS: Auditório 2 (Módulo 1) às 16h45

UESB: Auditório da ADUSB – Campus Vitória da Conquista às 16h30

UESC: CÉU (Térreo do Pav. Adonias Filho) às 9h

UNEB: Auditório da ADUNEB – Campus Salvador às 16h40

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!