‘Revoada’ estreia no Centerplex de Vitória da Conquista com trama sobre o cangaço; veja
O filme é uma produção do cineasta baiano José Umberto Dias.
Na quinta-feira (05), o filme “Revoada” foi estreado no Centerplex, em Vitória da Conquista. Com uma trama que se passa em 1938, o longa-metragem narra a revolta e o desejo de vingança dos cangaceiros após a morte de seu líder, Lampião, em uma emboscada.
Chefiados por Lua Nova e sua companheira Jurema, os cangaceiros remanescentes, carregando ouro, pedras preciosas e dinheiro, iniciam uma fuga desesperada, sendo perseguidos por uma volante policial em uma caçada implacável. O filme apresenta uma espécie de “grand-finale” do cangaço, destacando a reação desesperada dos cangaceiros após a perda de seu líder.
“Revoada” já foi premiado no 10º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, realizado em Floriano (PI), onde conquistou o troféu Cacto de Ouro nas categorias de melhor atriz (Annalu Tavares), melhor figurino (Zuarte Júnior) e melhor maquiagem (Wilson D’Argolo).
José Umberto Dias, diretor do filme, é um cineasta baiano formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Segundo ele, o filme homenageia a cinematografia nacional que aborda o tema do cangaço, muitas vezes comparado ao western norte-americano, sendo denominado de “Nordestern”.
O diretor explica que no início do século XX, o cangaceiro representava o jovem camponês nordestino, dividido entre a vida de agricultor ou como membro da força policial, ilustrando uma “esquizofrenia social” da região. “Revoada” explora essa dualidade, mostrando jovens que optam por um estilo de vida de rebelião existencial em busca de liberdade a qualquer custo.
A obra é uma produção da VPC Cinemavideo e da Abará Filmes, com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia e da Lei Paulo Gustavo, promovida pelo Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura. O projeto faz parte do programa Distribuição Longas Bahia, que visa levar produções baianas para salas de cinema em todo o país.
“Revoada” está em cartaz no Centerplex, no Boulevard Shopping, com sessão disponível no horário das 21h15.