Polícia Civil prende mais um “falso dentista” em Vitória da Conquista durante nova operação
O suspeito se apresentava como “dentista prático”, sem qualquer formação ou registro profissional.
Na manhã desta quarta-feira (04) a Polícia Civil da Bahia cumpriu mais um mandado de busca e apreensão em um consultório odontológico clandestino localizado na Rua do Triunfo, no Centro de Vitória da Conquista.
A ação de hoje, liderada pela 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista com o apoio da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), teve como objetivo apreender todos os materiais utilizados na prática ilegal da odontologia e impedir que o suspeito continuasse a exercer a profissão de forma clandestina.
O consultório era operado por um homem que se apresentava como “dentista prático”, sem qualquer formação ou registro profissional.
As investigações começaram em 20 de junho deste ano, quando uma vítima procurou a Polícia Civil para denunciar o falso dentista. Segundo o depoimento, no dia 27 de novembro de 2023, a paciente pagou R$ 250 por um tratamento de canal com o suspeito, acreditando que ele era um dentista legítimo, pois já havia sido atendida por ele anteriormente.
Após o procedimento, a vítima sofreu complicações graves, incluindo dores intensas, paralisia em um lado do rosto e parestesia causada por lesão no nervo trigêmeo.
Em 2 de dezembro de 2023, a paciente foi internada em um hospital, onde permaneceu por 38 dias, sendo 12 deles na UTI. Durante sua internação, ela foi submetida a uma traqueostomia para drenar uma infecção decorrente do tratamento mal sucedido.
Diante desses fatos, a Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o exercício ilegal da odontologia e a lesão corporal de natureza grave, devido ao risco à vida causado pelos procedimentos realizados sem habilitação.
Este é o segundo caso recente de atuação contra falsos dentistas na cidade, já que no último dia 27 de agosto, um outro indivíduo que se passava por dentista foi preso em uma operação semelhante.
Participaram da operação representantes do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) e da Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista. O suspeito foi preso preventivamente e permanece detido.