Último candidato entrevistado no Brasil Notícias, Waldenor fala de projetos para a Zona Rural de Conquista
Na entrevista o candidato tratou principalmente sobre a Saúde e disse que o problema da cidade não é falta de dinheiro.
O candidato a prefeito de Vitória da Conquista Waldenor Pereira (PT) foi o quarto e último entrevistado do programa Brasil Notícias, da Rádio Brasil FM. Na semana passada, a rádio fez uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura da cidade.
Nesta sexta-feira (16), Waldenor foi questionado sobre temas como projetos para a zona rural e a situação da saúde na cidade.
“Quem ganha ou perde eleição não é o candidato, é o eleitor quando faz a escolha. Segundo Lula, quando o eleitor escolhe mal, ele paga caro, são quatro anos de decepção, de dor de cabeça, de muita desilusão”, disse Waldenor, parafraseando o presidente Lula.
Durante a entrevista, Waldenor citou a falta de creches na Zona Rural de Conquista e disse que pretende ampliar a oferta de vagas em Educação Infantil para essa região.
“Infelizmente, um município dessa dimensão, com mais de 300 povoados, 11 distritos, nós dispomos de apenas uma creche na zona rural. Então nós vamos ampliar o número de creches na zona rural”, afirmou Waldenor.
O candidato também afirmou que pretende investir na educação no campo, com a reabertura de escolas quilombolas. Ele informou que pretende criar o projeto da Escola Família Agrícola, no distrito de José Gonçalves, e aumentar a frota de ambulâncias nos distritos.
“Nós vamos manter ambulâncias em cada distrito, para um atendimento mais rápido da população rural”, disse.
Na área da saúde, assim como Lúcia Rocha (MDB), Waldenor citou problemas enfrentados pela população, como a falta de médicos, enfermeiros e medicamentos nos postos de saúde e a demora na marcação de exames.
“Falta dipirona, um medicamento básico nos postos de saúde”, afirmou Waldenor. “Nossa população está sofrendo muito, não só com a precariedade no funcionamento dos postos de saúde […] Muitas vezes, exames demoram mais de um ano para a realização”, completou.
O candidato argumentou que o problema da saúde em Conquista não é falta de dinheiro. “Recursos existem. O orçamento de Vitória da Conquista é de R$ 1,8 bilhão, os recursos repassados pelo Governo Federal é uma média de R$ 21 milhões por mês”, afirmou.
“São recursos suficientes para manter postos de saúde em pleno funcionamento com médicos, com medicamentos, enfermeiros, com técnicos de enfermagem”, avaliou o candidato.
Como propostas para a área da saúde da cidade, Waldenor aponta:
- Instalação da Rede de UPAs, com seis novas unidades;
- Retomada do funcionamento efetivo das Farmácias da Família;
- Requalificação e reestruturação do Hospital Esaú Matos, com instalação de UTIs materna e infantil;
- Construção de 3 novos CAPS: um CAPS IA, CAPS Adulto e um CAPS AD III, dobrando o número atual.