Em reunião, Waldenor e Zé Raimundo reforçam proposta de criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia
O projeto foi citado durante um encontro no Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
Uma delegação de deputados e dirigentes acadêmicos baianos reforçou o pedido de criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia em Vitória da Conquista durante uma reunião no Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
O encontro foi articulado pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) e contou com a participação do deputado estadual Zé Raimundo. O encontro também abordou a ampliação de cursos no Instituto Multidisciplinar em Saúde da UFBA/Campus Anísio Teixeira, em Conquista.
Zé Raimundo citou a reunião na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e considerou o encontro “muito positivo”. Os dirigentes do ministério demonstraram interesse em analisar as propostas da delegação baiana, composta por parlamentares da base de apoio do Governo Lula.
Zé Raimundo mencionou o papel dos parlamentares na expansão da rede de ensino na Bahia e lembrou que o interior do estado não tinha acesso a cursos superiores antes do governo do presidente Lula.
Segundo o deputado estadual, a pauta da criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, em Conquista, está em um “bom caminho” devido ao anúncio do presidente Lula sobre a criação de um novo campus da UFBA em Jequié, dentro do PAC-3.
“Com isso, e a ampliação dos cursos do campus Anísio Teixeira, acredito que as condições para a nova universidade vão sendo trabalhadas”, avaliou o deputado.
A delegação baiana também solicitou a transformação do IFBA de Vitória da Conquista em IFBA Sudoeste, reunindo os campi da região, e solicitou a análise da viabilidade de mudança na tipologia do Instituto Federal da Bahia – IFBA/Campus Vitória da Conquista.
A nova solicitação tem o objetivo de ampliar os recursos e infraestrutura e a oferta de novos cursos.