Policiais Militares investigados por execução de jovem em Itabuna são alvo de mandados de busca e apreensão
Segundo o MPBA, a morte do jovem teria sido uma “execução sumária”.
A operação “Modus Operandi” realizada nesta sexta-feira (02), pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), teve como alvo sete policiais militares. O MPBA investiga a participação dos policiais na morte de um jovem, em janeiro de 2023, em Itabuna, no sul da Bahia.
Segundo informações do MP, as investigações indicam que a morte do jovem foi uma “execução sumária”, quando uma pessoa é acusada de um crime e imediatamente é morta sem ter um julgamento completo e justo.
No total, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão nos municípios de Itabuna e Uruçuca, nas residências dos investigados, em uma loja comercial e na sede do 15º Batalhão da Polícia Militar.
Foram apreendidos aparelhos de telefone celular, pen drives, armas, munições, documentos e outros materiais que auxiliarão nas investigações. Um policial foi conduzido à Coordenadoria da Polícia Civil de Ilhéus por posse ilegal de arma de fogo.
A operação é um desdobramento de uma investigação conduzida pelo MPBA, em ação integrada dos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), da 14ª Promotoria de Justiça de Itabuna, e unidades da Secretaria da Segurança Pública.