Bahia lidera índices de violência no Brasil em 2024 com mais de 2 mil homicídios no primeiro semestre
O Estado ficou na quarta posição, com uma taxa de 29,52 a cada 100 mil habitantes.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), até o momento, a Bahia lidera os índices de violência no Brasil em 2024, com 2.087 homicídios dolosos registrados somente no primeiro semestre do ano, o que equivale à uma média de 11 ocorrências por dia.
Entretanto, os números são diferentes dos divulgados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que registrou 2.208 mortes violentas no mesmo período, 121 a mais que o informado pelo MJSP.
A SSP-BA não respondeu sobre a diferença nos dados, enquanto o MJSP afirmou que as “A pasta recebe e valida os dados eletronicamente junto aos entes federados. Os dados são coletados por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Validador de Dados Estatísticos (Sinesp VDE)”, confirma o órgão.
Ambos os órgão apontam, mesmo com a discrepância nos números, que houve uma redução de 15% nos homicídios em comparação com o mesmo período de 2023. No ano passado, a SSP-BA contabilizou 2.534 homicídios, enquanto o MJSP registrou 2.413 casos.
A Bahia, com a quarta maior população do país, ultrapassou Minas Gerais e São Paulo em número absoluto de mortes neste ano, segundo o MJSP. No entanto, quando analisada a taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes, a Bahia ficou na quarta posição, com uma taxa de 29,52. Estados como Alagoas (35,23), Ceará (38,98) e Pernambuco (40,34) registraram taxas mais elevadas.
Mesmo assim, a alta incidência de homicídios coloca a Bahia em uma posição preocupante no cenário nacional de violência.