ProUni: MEC alerta para golpes e ressalta que inscrição é gratuita
Prazo de inscrições termina nesta sexta-feira (26).
Os candidatos interessados em participar do processo seletivo do Programa Universidade para Todos referente ao segundo semestre de 2024, devem ficar atentos ao prazo de inscrições que terminam nesta sexta (26), e em alerta para golpes.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota nesta quarta-feira (24) enfatizando que as inscrições para o ProUni são gratuitas. As afirmações do MEC foram feitas após um site falso para inscrições no processo seletivo ser retirado do ar. A página falsa tinha a mesma identidade visual da página oficial para induzir o internauta a erro. Porém, o endereço da rede mundial de computadores, conhecido como URL, era diferente. O site falso solicitava a inserção de dados do candidato para então direcioná-lo a uma mensagem falsa que dizia ser necessário o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100 para finalizar o cadastro no programa.
A mensagem do golpe ainda ameaçava o inscrito de ser desclassificado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e de todas as futuras edições, caso não pagasse o valor. No entanto, a cobrança de qualquer valor para inscrição no Prouni é indevida e ilegal.
As inscrições ficam podem ser realizadas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Mais de 240 mil bolsas, entre parciais (50%) e integrais (100%), estão sendo disponibilizadas pelo programa.