Conquista: Novo boletim epidemiológico aponta redução de mais de 45% nos casos de Dengue
Até a presente data, foram notificadas 35.038 suspeitas de dengue em Vitória da Conquista, com 15.014 casos confirmados.
Na última segunda-feira (13), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o mais recente boletim epidemiológico, que revela a situação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti na cidade.
Até a presente data, foram notificadas 35.038 suspeitas de dengue em Vitória da Conquista, com 15.014 casos confirmados, de acordo com o boletim semanal divulgado pela SMS.
A análise feita pela Vigilância Epidemiológica Municipal aponta uma queda significativa nos casos notificados de dengue, com uma redução de 45,159% desde a semana epidemiológica n°15 até a semana nº 18. Em comparação com as semanas 17 e 18, essa redução chega a 54,682%.
Nos últimos oito dias, dois moradores foram vítimas fatais da dengue grave. Além disso, 44 óbitos estão sendo investigados pela Câmara Técnica do Estado da Bahia, enquanto quatro foram descartados. A SMS também registrou 2.978 casos notificados de suspeita de chikungunya, com 72 confirmações, e 1.376 notificações para zika, com três casos confirmados.
Atualmente, 69 pacientes com notificação de dengue estão internados em unidades hospitalares para tratamento.
Quanto ao atendimento nas unidades de saúde, a SMS anunciou a retomada do atendimento normal em todas as unidades que estavam atendendo exclusivamente aos pacientes com suspeita de dengue no turno vespertino. Essas equipes voltaram a atender as demandas programadas e de rotina normalmente nesta segunda-feira (13), nos dois turnos de funcionamento.
A SMS enfatiza que as pessoas devem procurar sua unidade de saúde de referência, dentro do horário normal de funcionamento, em caso de sintomas suspeitos de dengue, como febre, dores no corpo, dor de cabeça, entre outros. Até o dia 18 de maio, as unidades de saúde sentinelas e as unidades horário estendido permanente continuarão atendendo, prioritariamente, aos pacientes com suspeita de arboviroses, com horários específicos de funcionamento.