Vendas em Vitória da Conquista devem aumentar em até 10% neste dia das mães, aponta CDL
Márcio Pedro enfatiza que o Dia das Mães é visto como o “Natal do primeiro semestre”; E o Procon faz alertas sobre compras pela internet.
Com a comemoração do Dia das Mães, neste domingo, 12 de maio, as previsões de movimentação financeira são positivas para os comerciantes locais em Vitória da Conquista e para o Governo Municipal.
A data é considerada a segunda mais relevante em termos econômicos no Brasil, perdendo apenas para o Natal. Essa celebração traz otimismo para os setores público e privado.
Para Marcos Ferreira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, o Dia das Mães representa um momento crucial para a economia regional, ficando atrás apenas do Natal. Para ele, nesta época, o comércio fica ainda mais aquecido com a ocorrência das festas juninas e do festival de inverno na cidade.
“A CDL espera um incremento muito significativo nas vendas deste ano, não só pelos eventos que se avizinham, mas também pelas promoções da entidade”, destacou Marcos Ferreira.
A expectativa é compartilhada pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Márcio Pedro Costa. Ele afirma que segundo uma pesquisa da entidade, haverá um aumento nas vendas de cerca de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Márcio Pedro enfatiza que o Dia das Mães é visto como o “Natal do primeiro semestre”. Ele ressalta o clima de otimismo no varejo local e sugere um crescimento nas vendas, principalmente nos setores de eletroeletrônicos, utensílios domésticos, vestuário e joias, além do setor alimentício.
As estimativas apontam que mais de 70% das pessoas presenteiam as mães nessa data, o que impulsiona o comércio varejista. Na Bahia, a expectativa é de um aumento de 7,1% nas vendas em relação ao ano anterior.
A nível nacional, dados da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam um avanço de 3,5% nas vendas, totalizando R$ 13,23 bilhões.
Orientações aos Consumidores
Com o aumento das compras, o Procon alerta os consumidores sobre os cuidados necessários durante as aquisições. Rafael Meira, coordenador do Procon, ressalta a importância de solicitar por escrito as condições para trocas de produtos, especialmente em casos de arrependimento.
“A princípio, o fornecedor só é obrigado a realizar trocas de produtos que apresentarem algum defeito. Mas, se for ofertada a realização de trocas, independentemente da existência de defeitos, o fornecedor fica vinculado às condições de troca informadas ao consumidor”, completa Meira..
Além disso, o Procon orienta sobre compras pela internet. Os consumidores devem estar cientes de seus direitos para garantir a qualidade do atendimento e dos produtos adquiridos.
Para compras pela internet, o Procon alerta que:
- Aquisições realizadas pela internet ou por meio de aplicativos podem ser canceladas no prazo de arrependimento, que é de sete dias, contados a partir do ato de recebimento do produto ou serviço.
- Ao realizar compras on-line, o consumidor deve verificar se o site ou aplicativo da loja é confiável e se oferece um ambiente seguro para a efetivação da compra.
- O consumidor deve sempre escolher o fornecedor que tenha endereço fixo, informações básicas como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), telefone para contato, e-mail e, principalmente, um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Em caso de dúvidas ou reclamações, os consumidores podem entrar em contato com o Procon, localizado na Praça Virgílio Ferraz nº 83, Centro, Vitória da Conquista, ou pelo telefone (77) 3429-7850.