continua após a publicidade

Conquista: OAB vai acompanhar caso de advogado que sofreu capacitismo na UPA

A instituição destacou que a prática é crime, segundo a Lei 13.146/15.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 07/05/2024 - às 17:52
Foto: Reprodução.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Vitória da Conquista lançou uma nota, nesta terça-feira (07), em solidariedade a um advogado que relatou ter sido vítima de capacitismo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

No texto, a instituição manifesta a solidariedade com o membro da Ordem e cita o artigo 88, da Lei nº 13.146/15, que criminaliza a prática. A Lei prevê que a pratica, indução ou incitação de discriminação de qualquer pessoa em razão de sua deficiência é crime passível de 1 a 3 anos de reclusão e multa.

A OAB-Conquista também destacou que a Polícia Militar foi acionada e foi registrado boletim de ocorrência. A autarquia ainda afirmou que vai acompanhar o caso por meio da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência.

Confira a nota completa da OAB sobre advogado que sofreu capacitismo na UPA:

A Diretoria da OAB – Subseção de Vitória da Conquista, conjuntamente com a Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência, vem manifestar a sua solidariedade ao advogado Emerson Moreira Silva, que procurou a OAB Conquista na última segunda-feira (06.05), indicando que sofreu capacitismo na UPA de Vitória da Conquista. 

O capacitismo é uma ação preconceituosa, visando impedir que a pessoa com deficiência possa exercer a sua cidadania. O artigo 88, da Lei nº 13.146/15 criminaliza o capacitismo, prevendo as condutas de praticar, induzir ou incitar discriminação de qualquer pessoa em razão de sua deficiência. 

A OAB Conquista destaca a importância de termos uma sociedade efetivamente inclusiva e igualitária que respeite as pessoas com deficiência e seus direitos. 

Manifestamos solidariedade ao nosso colega advogado – Dr. Emerson Moreira Silva e informamos que, desde o ocorrido, a Subseção vem prestando suporte ao mesmo. O Presidente da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência – Dr. André Peixoto, esteve no momento do fato com o Dr. Emerson Moreira para prestar apoio e realizar encaminhamentos. 

A Polícia Militar foi acionada e também foi registrado boletim de ocorrência. A OAB, através da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência, estará acompanhando todos os desdobramentos deste caso

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!