Condutores de CNH C, D e E têm até 30 de abril para renovar exame toxicológico
Aqueles que estiverem com o exame vencido podem receber multa gravíssima no valor de R$ 1.467,35.
Por: Nayure Soares
Os condutores que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E e têm o exame toxicológico vencido têm até o dia 30 de abril para realizar o procedimento e evitar multa gravíssima no valor de R$ 1.467,35.
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) tem conduzido campanhas educativas para orientar os motoristas sobre a importância dessa renovação.
Mesmo para condutores que não estejam utilizando as categorias C, D e E, é necessário realizar o exame toxicológico. A falta de cumprimento resultará em uma infração automática, chamada de “infração de balcão”, inserida no Sistema Nacional de Trânsito a partir de 1º de maio.
O diretor geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, explicou que o exame é simples, realizado através da coleta de fragmentos de cabelo ou das unhas. O prazo para atualização do resultado no sistema é de até cinco dias após a realização do exame.
“É importante retirar das vias do país aquele condutor que faz uso de substâncias psicotrópicas. Já foi comprovado que, ao longo dos anos, após esses exames toxológicos, houve uma redução de até 30% nos sinistros com caminhões e ônibus nas rodovias do país”, afirmou o diretor.
Dados do Detran-BA indicam que cerca de 210 mil condutores já realizaram o exame, enquanto aproximadamente 140 mil ainda precisam cumprir o prazo. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) tem emitido alertas através da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para lembrar os motoristas sobre a obrigatoriedade do teste.