Após aumento de casos de doenças respiratórias na Bahia, HGVC abre mais 10 leitos pediátricos
A faixa etária com maior incidência de casos no estado em 2024 foi a de menores de 1 ano.
Nesta sexta-feira (05), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou o número de casos registrados de doenças respiratórias em todo o estado. Até o dia 1º de abril de 2024, foram notificados 2.165 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com o registro de 128 mortes.
Em comparação ao mesmo período de 2023, foram notificados 2.004 casos, representando um aumento de 8,03%.
Segundo a Sesab, a faixa etária com maior incidência de casos de SRAG em 2024 foi a de menores de 1 ano, seguida pela faixa de 1 a 4 anos.
Em resposta ao aumento de casos de doenças respiratórias na Bahia, a Sesab está aumentando o número de leitos pediátricos no estado. Estão sendo abertos 38 leitos de Terapia Intensiva (UTI) e mais 8 leitos de enfermaria. Dos leitos de UTI, 20 serão no Hospital 2 de Julho, em Salvador, 10 no Hospital Geral de Vitória da Conquista e 8 no Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, em Irecê.
Os leitos de enfermaria serão todos no Hospital 2 de Julho, na capital. A expectativa é que até o dia 12 de abril todos os leitos estejam operacionais e recebendo pacientes.
Além disso, a Sesab está disponibilizando outros 28 leitos de enfermaria no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador. Também está prevista a disponibilização de três leitos de UTI em Feira de Santana, que serão fornecidos por uma unidade privada na rede complementar.