Famílias podem trocar antenas parabólicas por equipamento digital gratuitamente; Confira requisitos
Para serem contempladas, as pessoas precisam estar no Cadastro Único e ainda estar usando as antenas parabólicas convencionais
O agendamento e a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital já estão disponíveis para famílias de baixa renda de 439 municípios. A instalação é gratuita. De acordo com o Ministério das Comunicações, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter em casa uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento.
Na Bahia, a troca pode ser feita em 18 municípios – Amélia Rodrigues, Barra do Choça, Buerarema, Eunápolis, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, Maraú, Porto Seguro, Salinas da Margarida, Santa Cruz Cabrália, Saubara, Tanquinho, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Uruçuca e Vitória da Conquista.
Veja a lista completa de cidades
A troca da parabólica tradicional pela digital é para garantir que não haja interferência (chuvisco, chiado e imagem travada) nos canais abertos de TV por satélite com a chegada do 5G, pois o sinal é transmitido pela mesma frequência, segundo a pasta. Além disso, a parabólica digital oferece som e imagem com mais qualidade e 100 canais gratuitos.
Cerca de 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas com a iniciativa. São Paulo é o estado com mais municípios com kits de instalação, 163. Em seguida, aparecem Santa Catarina (36) e Paraná (33).
Como fazer o agendamento
Para agendar a instalação da antena de TV parabólica digital, a família deve entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. É preciso informa dados pessoais, CPF e o NIS.