Prefeitura dá início a mutirão de limpeza na Lagoa das Bateias
Cerca de 100 trabalhadores, auxiliados por tratores, trinchas, uma pá carregadeira e caçambas, iniciaram os trabalhos para limpar uma área de 530 mil m².
A prefeita Sheila Lemos autorizou na última sexta-feira (3), pessoalmente, o início de um grande mutirão de limpeza do Parque da Lagoa das Bateias, situado na Zona Oeste. Com a ordem de serviço da gestora cerca de 100 trabalhadores, auxiliados por tratores, trinchas, uma pá carregadeira e caçambas, vão limpar uma área de 530 mil m².
A intervenção que começou nesta sexta-feira é a primeira etapa da revitalização do parque e envolve as secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Meio Ambiente (Semma) e Serviços Públicos (Sesep), com apoio do Deserg e da Guarda Municipal.
“É uma obra muito esperada por Vitória da Conquista, pela Zona Oeste, e nós cansamos de esperar pela tão sonhada revitalização que o Governo do Estado prometeu. Então, decidimos fazer com os recursos que dispomos”, disse a prefeita. A gestora destacou que além do grande mutirão de limpeza, a Prefeitura vai limpar o espelho d´água, melhorar a ciclovia na calçada de caminhada, melhorar as quadras, os quiosques, colocar mais equipamentos de lazer, pista de skate.
“Vamos trazer equipamentos de esporte e lazer para a Lagoa das Bateias, porque a população merece. Esse espaço aqui é muito bonito, o espaço é maravilhoso e precisa ser melhor aproveitado”, acrescentou Sheila.
A primeira etapa do serviço será realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep). O secretário Kairan Rocha esclareceu que estão sendo realizados os serviços de roçagem, capina, varrição e limpeza geral. “A gente vai fazer isso até onde se inicia a água da lagoa. A meta é que a gente consiga finalizar toda essa limpeza da parte seca no tempo de uma a duas semanas, para que as máquinas consigam iniciar a limpeza das taboas”, explicou.
O secretário Jackson Yoshiura, a Seinfra, destacou que a secretaria já está trabalhando no projeto de revitalização de toda a infraestrutura da Lagoa, com todos os estudos e topografia. “A gente está fazendo todas as análises, a análise do solo, por exemplo, para avaliar também a instalação de possíveis equipamentos e conseguir oferecer muito mais conforto à população dessa região”, disse.
Por se tratar de um parque de preservação ambiental, mesmo em área urbana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) participa de todas as etapas da ação. Ela está envolvida com o levantamento da fauna e da flora, do resgate de animais, além do transporte para o Cetas. “A gente vai acompanhar o tempo todo para o caso de ter um animal retirado, porque aqui tem muitas aves, por ser rota migratória; nós temos répteis, cobras, então a gente tem que ter todo um trabalho conjunto aqui para conseguir controlar, se ocorrer algum dano, se algum animal for machucado de alguma forma”, esclareceu a secretária Ana Cláudia.