Aumento de demanda faz Hospital Unimec restringir atendimento a casos mais graves
O aviso foi feito na noite de segunda-feira (26) para o pronto socorro SUS da unidade de saúde.
Na noite da última segunda-feira (26) foi publicado um comunicado referente à restrição de atendimentos apenas para casos mais graves no pronto socorro público do Hospital Unimec, localizado na Rua Góes Calmon, no Centro de Vitória da Conquista. A informação é do jornalista Antonio Sena.
O comunicado afirma que, naquele momento, o pronto socorro SUS do hospital encontrava-se em “estado de superlotação, com todas as macas ocupadas” e que a situação estava “excedendo a nossa capacidade física de atendimento e exame físico”.
Desta forma, o atendimento foi temporariamente restrito a pacientes “ficha amarela e vermelha”, considerados mais graves, enquanto os casos de “ficha verde e azul” estiveram sem previsão serem atendidos.
De acordo com Sena, salas de espera estiveram lotadas e pacientes aguardavam mais do que o normal para receber ajuda médica. Além do Hospital Unimec, o jornalista também destaca a superlotação do pronto socorro SUS do Hospital São Vicente e de Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O aumento dos casos de dengue em Vitória da Conquista pode ser uma explicação para a superlotação, já que tem crescido também a busca da população por atendimento médico nas unidades de saúde do município.
Confira o comunicado do Hospital Unimec na íntegra:
“Informo que o pronto socorro SUS do Hospital Unimec, neste momento, se encontra em estado de superlotação, com todas as macas ocupadas, com pacientes internados excedendo nossa capacidade física de atendimento e exame físico.
O atendimento da porta encontra-se temporariamente restrito a ficha amarela e vermelha. Por superlotação, fichar verdes e azul sem previsão de atendimento.
Solicito, na medida do possível, redirecionamento a outras unidades de referência.”