Vitória da Conquista adota novas medidas no combate à dengue
Diante da atual epidemia enfrentada pelo município, a SMS está mobilizada nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Quatro Unidades de Saúde da Família em Vitória da Conquista adotarão um novo modelo de atendimento voltado para pacientes com sintomas de dengue ou síndromes respiratórias a partir desta segunda-feira (26). As unidades Solange Hortélio (Urbis II), Morada dos Pássaros, João Melo Filho (Ibirapuera) e Nova Cidade atenderão no formato sentinela das 14h às 22h, priorizando os pacientes considerados fichas verdes e azuis.
O preenchimento das fichas será realizado até as 20h, dependendo da demanda de pacientes, e os atendimentos prosseguirão até as 22h. As equipes de saúde das unidades receberam atualizações sobre o manejo clínico das arboviroses, visando estabelecer um fluxo de atendimento eficiente para os pacientes suspeitos de dengue.
Outras medidas também foram tomadas para garantir leitos de retaguarda no Hospital São Vicente e alinhar um fluxo de atendimento com o SAMU 192 para pacientes graves que necessitem de remoção para uma unidade hospitalar. Uma reunião também foi realizada com a direção do Hospital Geral de Vitória da Conquista para definir o fluxo de pacientes classificados como amarelos e vermelhos.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está mobilizada nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Além da reorganização da rede municipal de saúde para receber pacientes com suspeita de dengue, zika ou chikungunya, outras ações estão em andamento. Entre elas, está o retorno dos carros fumacê ao município, solicitados à Secretaria de Saúde da Bahia. A pulverização do inseticida UVB começará na próxima terça-feira (27), com uma área total de 2.500 hectares a ser trabalhada, organizada conforme os índices de infestação em cada bairro.
A Secretaria Municipal de Saúde também planeja uma programação intensiva de mutirões de combate à dengue na zona urbana e rural, incluindo ações de bloqueio com inseticida UVB portátil, coleta de pneus em desuso e atividades educativas para conscientizar a população sobre a eliminação de criadouros. Outras secretarias, como a de Serviços Públicos e a de Meio Ambiente, estão empenhadas em realizar mutirões de limpeza para combater os criadouros do mosquito em praças e áreas verdes da cidade.