Ações de combate ao mosquito da dengue são intensificadas com mutirões de limpeza e coleta de inservíveis
Mais de 80 colaboradores estão envolvidos no mutirão, que acontece simultaneamente em várias regiões da cidade.
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), diante do aumento dos casos de dengue em todo o país, intensificou os mutirões de limpeza por toda a cidade, para ajudar no combate às arboviroses.
As regiões da Urbis I, Brasil, Ipanema, Guarani e os Conjuntos Habitacionais dos Campinhos, foram contempladas com a ação. Somente no Santa Terezinha, foram coletadas mais de 30 toneladas de resíduos em apenas um dia, apesar do local ser atendido regularmente pela coleta de lixo.
As equipes continuaram atuando sem parar, mesmo com as intensas chuvas dos últimos dias, que dificultam o trabalho de limpeza e favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, atendendo também ruas como a Presidente Vargas, Luís Eduardo Magalhães e Paulino Fonseca, cujos serviços se estenderão nesta semana. Mais de 80 colaboradores estão envolvidos no mutirão, que acontece simultaneamente em várias regiões da cidade.
Além dos serviços de roçagem, capina e varrição, a equipe também procedeu com a remoção de uma antiga barraca abandonada há mais de cinco anos na avenida Jadiel Matos, no bairro Campinhos, identificada como local propício para a proliferação de insetos.
Paralelamente à limpeza, a Operação Cata-Bagulho e a equipe de Educação Ambiental também estiveram atuando na coleta de volumosos e na orientação sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue nos Conjuntos Habitacionais Vila Elisa e Ayrton Senna, no loteamento Santa Mônica e nas Chácaras Santa Elisa. Nesta ação, foram recolhidos centenas de pneus descartados irregularmente.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, o grande desafio enfrentado diariamente é o descarte e o manejo irregular de lixo e entulho. “É importante respeitar os dias e horários da coleta de lixo, evitando o acúmulo de resíduos nos quintais e terrenos, bem como recipientes a céu aberto que possam acumular água”, afirmou.
Ele destacou a necessidade de união de esforços para enfrentar e reduzir os riscos das arboviroses. “A Prefeitura está empenhada em combater essa situação, mas conta com a conscientização e colaboração de todos os cidadãos para alcançar resultados efetivos na prevenção dessas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, finalizou o secretário.