Confira a situação das rodovias baianas afetadas pelas chuvas intensas
Até o momento, foram registradas 36 ocorrências, incluindo pontos de atenção e interdições totais e parciais.
Na quinta-feira (22), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou os dados sobre os impactos das enchentes em vários municípios. Até agora, 297 pessoas estão desabrigadas, 2.034 desalojadas e seis óbitos foram registrados devido aos efeitos diretos do desastre.
Esses números correspondem aos incidentes reportados em 64 municípios afetados. Dentre eles, 37 já decretaram Situação de Emergência (SE), incluindo Vitória da Conquista, Anagé, Barra, Cansanção, Cícero Dantas, Contendas do Sincorá, Cotegipe, Cravolândia, Dário Meira, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Itaju do Colônia, Lagoa Real, Medeiros Neto, Milagres, entre outros.
Desde o final de janeiro, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) tem monitorado as condições nas rodovias baianas diante das chuvas intensas. Foram registradas 36 ocorrências, incluindo pontos de atenção e interdições totais e parciais, destes, 14 já foram solucionadas. Entre as interdições, destaca-se a BA-130, no trecho entre Ibicuí e o distrito de Itaiá, onde parte da pista cedeu devido ao rompimento do aterro após as fortes chuvas. Equipes já estão realizando a sinalização e implantação de desvios, para garantir a segurança dos motoristas que trafegam pela região, com previsão de conclusão até domingo (25).
Outros trechos, como a BA 513 em Maragogipe e São Roque do Paraguaçu, e a BA-381 entre Quijingue e Cansanção, também foram afetados. Com serviços de manutenção em andamento para restabelecer as condições de tráfego.
Essas informações estão em constante atualização, à medida que equipes das Coordenações Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs) e secretarias municipais realizam avaliações dos danos causados pelas fortes chuvas.