Superlotação na UPA de Vitória da Conquista gera incidente com segurança do local
Uma paciente teria invadido uma área restrita e agredido o funcionário.
Na última segunda-feira (19), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vitória da Conquista enfrentou uma situação crítica de superlotação, levando a tensões entre os pacientes. Segundo o jornalista Antonio Sena, a situação se agravou quando uma paciente confrontou um segurança da unidade, resultando em uma briga com gritos e ameaças.
De acordo com relatos do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), a paciente teria invadido uma área restrita e, ao ser abordada pelo segurança, acabou agredindo-o com um tapa no rosto. Ambos foram encaminhados ao Disep (Distrito Integrado de Segurança Pública) para as devidas providências legais.
As imagens gravadas no local evidenciam a superlotação, com pacientes sentados no chão devido à falta de espaço na unidade de saúde.
A diretoria da UPA ressaltou que a superlotação é resultado da sobrecarga no sistema de saúde de baixa complexidade, que é de responsabilidade municipal, enquanto a UPA prioriza casos de média e alta complexidade.
O CHVC emitiu uma nota ao Blog do Sena para esclarecer o ocorrido. Confira a nota na íntegra:
“Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma paciente agredindo um vigilante dentro das dependências da UPA.
A paciente em questão invadiu a área de triagem e, ao ser abordada pelo segurança reagiu agressivamente, desferindo um tapa em seu rosto. O segurança, agindo de acordo com os procedimentos de segurança, conteve a paciente com o auxílio de um colega.
Ambos os envolvidos foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) para que as devidas medidas legais fossem tomadas.
A Direção do CHVC lamenta o ocorrido e se compromete a implementar medidas adicionais junto á equipe de Vigilantes para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro.”