Crimes violentos na Bahia têm redução de 18% em janeiro de 2024; Ações no interior serão intensificadas
Dados foram divulgados pelas Forças de Segurança da Bahia.
Os números da produtividade das forças de segurança da Bahia do mês de janeiro, foram apresentados nesta terça-feira (6), durante uma coletiva de imprensa no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O encontro contou com as presenças do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, de autoridades da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e do Corpo de Bombeiros.
De acordo com os dados da PC, uma redução de 18% dos crimes violentos letais e intencionais foi registrada. No primeiro mês de 2024, foram somados 368 casos contra 451 do mesmo período do ano anterior. Os homicídios saíram de 425 para 360. O feminicídio foi reduzido pela metade, com quatro casos. As lesões corporais somaram 13 casos, em 2023, caindo para duas, em 2024. O latrocínio foi de cinco ocorrências para duas.
Em relação aos crimes contra o patrimônio, através da inteligência policial, foi possível localizar e deter uma quadrilha que se preparava para cometer um ataque a banco. A produtividade policial apresentou crescimento em termos de prisões e localizações de líderes de facções foragidos da Justiça por meio das câmeras de reconhecimento facial, além da apreensão de armas e drogas.
A delegada-geral da Polícia Civil relata que a preparação para o Carnaval e para os próximos meses segue em curso, com a intenção de levar mais ações para o interior do estado e reduzir ainda mais os índices: “Para além do Carnaval, nós vamos continuar com as operações. Nós estamos levando para o interior do Estado o que existe de mais moderno, em termos de tecnologia, de captura e de informações através de dados telemáticos”.