Deputado Rosemberg Pinto acredita que oposição ao nome de esposa de Rui em cargo vitalício é machismo
Deputado que é líder do governo Jerônimo na AL-BA levantou hipótese na última semana.
O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Rosemberg Pinto (PT) repudiou ataques à candidatura da esposa do ex-governador Rui Costa (PT) ao cargo vitalício de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O parlamentar levantou a hipótese de machismo contra Aline Peixoto.
“Será que é pelo fato de ser uma mulher, que incomoda tanto essas pessoas?”, questionou. Rosemberg ainda ressaltou o currículo da ex-Primeira Dama, acusada de omitir que é nomeada da Secretaria de Saúde do estado mesmo durante o mandato do seu marido como Governador: “Aline Peixoto em nenhum momento omitiu a sua atuação na assessoria de saúde. Até porque tudo é público. É mais uma tentativa sórdida de tentar desqualificar o seu nome.”
O deputado também destacou que Aline tem ampla vantagem dentro da AL-BA e acredita na vitória em votação que será realizada com os demais edis nas próximas semanas: “Eu acho ruim essa tentativa de perseguição ao nome de Aline Peixoto, sendo que é a primeira vez que uma mulher se coloca como candidata a uma vaga como Conselheira no TCM, com totais condições de vitória”.
Nas contas do líder do governo, a esposa do ministro Rui Costa conta com 40 apoios dentre os 63 parlamentares da Assembleia. Rosemberg ainda relata que busca diálogo com os 18 deputados da minoria e os 5 independentes.
Tanto Aline Peixoto, quanto seu oponente, o ex-deputado Pr. Tom Araújo (UB), precisariam de no mínimo 32 votos para vencer a disputa.