Núcleo da Criança e do Adolescente realiza Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência
O evento acontecerá de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, com uma série de atividades programadas para os jovens de 10 a 19 anos.
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do selo UNICEF, está promovendo a Semana de Prevenção na Gravidez na Adolescência. O evento acontecerá de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, com uma série de atividades programadas para os jovens de 10 a 19 anos tanto na cidade quanto na zona rural.
A partir das 9 horas desta terça-feira (30), acontece a abertura oficial na Escola Municipal Professora Celina de Assis, localizada no bairro Campinhos. O evento contará com uma variedade de atividades, incluindo informações, rodas de conversa, mostras de talentos, oficinas, além de serviços como atendimento médico, odontológico e vacinação.
Para planejar todas as ações estratégicas durante a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Políticas para as Mulheres se reuniram no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e Adolescente (Cidca) nesta sexta-feira (19).
A articuladora do Selo, Laís Pinheiro, explicou que o município de Vitória da Conquista utiliza o espaço para fomentar ações por meio de uma atuação intersetorial entre as secretarias. “Realizaremos diversas ações voltadas para o público adolescente, tanto numa perspectiva de prevenção à gravidez na adolescência, como também de estímulo para que eles possam estudar e se desenvolver profissionalmente”, afirmou Laís.
Neste ano, a articulação para as ações de prevenção conta com a participação da Secretaria de Política para Mulheres. Segundo Dayana Evelinne, coordenadora de Autonomia e Políticas Transversais para Mulheres, esta será uma das primeiras iniciativas da secretaria a abordar o tema da gravidez na adolescência.
“Não devemos trabalhar apenas com mulheres adultas, mas também com adolescentes. Quando tratamos desses temas com a juventude podemos evitar que elas venham a sofrer algum tipo de violência. Por esse motivo estaremos atuantes durante a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência para levar os serviços da secretaria e também informação à população, para que essas meninas saibam que existem mulheres lutando pelos seus direitos”, destacou Dayana.