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Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 29/01/2024 - às 16:38
Foto: Reprodução/PMVC

Em 2023, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Central de Regulação, atingiu o maior número de marcações dos últimos 10 anos, registrando um total de 1.047.308 exames, consultas e procedimentos especializados. Desde março, o serviço mantinha uma média mensal de mais de 90 mil agendamentos.

A prefeita Sheila Lemos reforçou a importância da gestão municipal ampliar o acesso à saúde na cidade. “Não podemos deixar de registrar o crescimento no número de marcação de exames. Isto é respeitar o cidadão conquistense. Além de termos ampliado os serviços de marcação e consultas, também estamos trabalhando para que o atendimento aos cidadãos seja o melhor possível, mais humanizado”, declarou a prefeita.

Nos últimos três anos, foram mais de 2 milhões e meio de agendamentos feitos pela Central, em meio à oferta de 676 tipos de procedimentos e consultas especializadas disponibilizados na rede municipal de saúde. No último ano, as demandas mais solicitadas pelos usuários foram as consultas especializadas em oftalmologia, dermatologia, mastologia, ortopedia, oncologia e gastroenterologia; e exames de imagem, laboratoriais, ultrassonografias, tomografias, cintilografias, biópsias, videolaringoscopias, endoscopias, eletrocardiograma e teste de ergométrico.

Uma força-tarefa foi implementada para reduzir a demanda reprimida causada pela pandemia, que resultou em restrições nos serviços de saúde e na redução da quantidade de atendimentos habituais. Além disso, foram realizados mutirões de exames, incluindo eletrocardiogramas, ultrassonografias, mamografias, entre outros, para ampliar a oferta de serviços.

Mensalmente, o município direciona mais de R$ 2,5 milhões, provenientes de seus próprios recursos, para a área de Regulação, abrangendo serviços de urgência e emergência. Este investimento reflete o compromisso da administração municipal em assegurar assistência especializada em saúde para a população, conforme ressaltado pelo secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues.

“A gente sabe que é uma queixa histórica, de mais de 20 anos de dificuldades na marcação de exames, é um problema difícil de sanar, mas não estamos medindo esforços para diminuir e quanto mais tempo a gente tiver de oportunidade para gerir, vamos tentar reduzir ainda mais esses problemas para que a população tenha mais acesso”, afirmou o secretário.

A Prefeitura atingiu um marco significativo com a inauguração da nova sede da Central de Regulação, agora chamada Facilita Saúde. Essa transição proporciona um ambiente mais adequado e de fácil acesso para a população. Adicionalmente, estão programadas melhorias ao longo do ano para aprimorar o processo de marcação, visando oferecer uma experiência ainda melhor aos usuários do SUS.

“A gente vem trabalhando já em alguns outros mecanismos dentro da secretaria, para que a gente possa facilitar o acesso da população às consultas, exames e procedimentos, principalmente no que tange a questão da informatização dos sistemas e, em breve, vamos anunciar essa novidade. Além disso, esse ano também tem a previsão de realizarmos alguns mutirões de exames e consultas para que a gente possa sempre manter esse nível de acesso à saúde para a nossa população”, completou Vinícius.

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