Comitê de Crise Municipal se reúne para lidar com impactos das fortes chuvas em Conquista
A tempestade atingiu 69mm em poucas horas, muito acima dos 3mm anteriormente previstos.
No último domingo (21), Vitória da Conquista registrou fortes chuvas que resultaram em consideráveis danos no município. Com um volume de chuva atingindo 69mm em poucas horas, muito acima dos 3mm previstos, o Comitê de Crise, composto por diversas entidades municipais, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (22) para avaliar os estragos e determinar as ações prioritárias.
A coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, destacou que o evento climático gerou 42 chamadas, sendo a maioria relacionada a quedas de árvores devido aos ventos intensos e ao excesso de raios.
A prefeita Sheila Lemos solicitou empenho da equipe para minimizar os impactos da chuva, ressaltando que as intervenções preventivas realizadas desde o final do ano passado estão surtindo efeito. Além disso, o município acionou a Coelba para reparos na rede elétrica danificada e a Embasa para tratar de transbordamentos de esgoto no bairro Senhorinha Cairo. “Nós estamos fazendo um trabalho, não só no período das chuvas, mas, principalmente, antecipando o trabalho para que não haja grandes danos nesse momento de fortes chuvas na nossa cidade”, ressaltou a gestora.
O secretário Jackson Yoshiura observou que, apesar do aumento no volume de chuva em comparação ao mês anterior, as obras de infraestrutura já realizadas pelo Governo Municipal contribuíram para reduzir os impactos nas vias urbanas. “Hoje, nossas equipes estarão trabalhando junto a outras secretarias para diminuir os danos”, destacou Jackson.