Cobertura vacinal de COVID-19 está abaixo do esperado em Conquista
Nesta sexta-feira (19) completa-se três anos desde a primeira aplicação do imunizante no município.
Em 19 de janeiro de 2021, Vitória da Conquista iniciou a vacinação contra a COVID-19, marcando um marco histórico na cidade. Durante esse período, foram administradas 953.610 doses, incluindo 51.951 da vacina bivalente, oferecida gratuitamente em todas as unidades de saúde. No entanto, a procura, especialmente entre grupos prioritários como crianças e idosos, está abaixo das expectativas.
Desde o início da aplicação da terceira dose, houve uma diminuição considerável na busca pela imunização, evidenciando preocupações para a saúde pública. Em 2021, a população de Vitória da Conquista reduziu a procura pelas vacinas, tendência que persiste, apesar das campanhas de conscientização.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura vacinal está abaixo do esperado em diferentes grupos, como a faixa etária de 0 a 4 anos, com apenas 5,6%, e a de 5 a 11 anos, com 7,66%. Além disso, apenas 13,93% dos adultos se vacinaram e, entre os idosos, a cobertura é de 50,85%.
Essa diminuição na busca pela vacina reflete-se nas estatísticas da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que registrou 6 óbitos por COVID-19 nos últimos 90 dias em Vitória da Conquista, evidenciando que o vírus ainda representa ameaças significativas, mesmo com a disponibilidade de imunizantes.