Prefeitura de Conquista beneficia mais de 13 mil alunas da rede municipal em ação contra pobreza menstrual
O Programa Municipal de Distribuição de Absorventes Higiênicos (PDAH) foi lançado em novembro de 2022.
Desde a implementação do Programa Municipal de Distribuição de Absorventes Higiênicos (PDAH) em novembro de 2022, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), assegura a distribuição mensal de absorventes e protetores diários nas escolas da rede municipal, beneficiando mais de 13 mil alunas.
O estoque para o calendário letivo de 2024 já está preparado e o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, destaca que o compromisso assumido pela atual gestão está sendo integralmente cumprido.“Trata-se de um kit diferenciado, de qualidade, com absorvente diurno, noturno e protetor. Com esta ação do Governo para Pessoas, temos garantido a presença de alunas na sala de aula, que por falta de condições financeiras, faltavam por não poder comprar um absorvente. Esta é uma vitória de toda a comunidade”, destacou o secretário.
Nélia Rocha, coordenadora administrativa responsável pela aquisição e distribuição dos absorventes nas escolas, informa que o estoque para o ano já está preparado. Na segunda quinzena de fevereiro, a Coordenação Administrativa visitará as escolas para garantir a distribuição dos absorventes em março. Foi entregue uma quantidade suficiente para atender também aos meses de janeiro e fevereiro, considerando o período de férias escolares.
Cada escola é responsável por garantir que os kits cheguem às mãos das alunas, montando seu próprio calendário de entrega de acordo com as necessidades. Qualquer situação fora do comum deve ser verificada diretamente na unidade escolar.