Cunhada de Rui é funcionária de órgão em que ex-Primeira Dama pode ter cargo vitalício
Irmã da esposa do ex-governador é nomeada do ex-deputado petista Nelson Pelegrino. Remuneração líquida chega a 17 mil mensais.
A polêmica possível nomeação da ex-Primeira Dama do estado, Aline Peixoto, como conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ganha mais um capítulo. Matéria divulgada nesta quinta-feira (23) no site Política Livre, aponta que a esposa do ex-governador Rui Costa (PT) já tem uma irmã como funcionária do órgão.
Naiane Almeida Peixoto é lotada no gabinete do ex-deputado federal e atual conselheiro do TCM, Nelson Pelegrino. A cunhada de Rui foi nomeada para o cargo em 1º de outubro de 2021 e tem remuneração líquida de 17 mil reais, de acordo com dados divulgados publicamente no setor de transparência do Tribunal.
Aline, que é enfermeira, está sendo cotada como favorita na votação que será realizada entre os deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT) vem angariando apoios até mesmo no PL – do ex-presidente Jair Bolsonaro – para emplacar a esposa do atual ministro da Casa Civil do governo Lula no cargo que é vitalício. Para vencer o pleito, são necessários 32 votos (metade + 1).
A sabatina dos candidatos foi adiada para os dias 06 e 07 de março. Aline será questionada pelos deputados primeiro e no dia seguinte, o seu concorrente, o ex-deputado Pastor Tom Araújo (União Brasil). O líder do MBL Bahia, Sandro Filho, entrou com uma ação na justiça contra a indicação da ex-Primeira Dama ao cargo já que sua experiência como enfermeira fere o Art. 18 da Lei orgânica do TCM.