Mais de 100 motos foram apreendidas em Conquista desde o Natal
A Capitã Larissa ressalta a importância de agir com mais rigor na fiscalização das regularidades de trânsito.
A Operação Zero Grau culminou na apreensão de mais de 100 motocicletas irregulares em Vitória da Conquista. A ação, realizada pela Polícia Militar da Bahia, foi desencadeada em resposta ao conhecido “Rolezinho de Natal”.
Em entrevista ao Blog do Anderson, a Capitã Larissa Santos Couto, do Comando Regional de Polícia Militar do Sudoeste da Bahia, ressalta a importância de agir com mais rigor na fiscalização das regularidades de trânsito.
A Capitã menciona as manobras chamadas de “Grau” por motociclistas, na qual o piloto empina a motocicleta, de modo a deixar a roda dianteira no alto – o condutor se equilibra com a roda traseira, que mantém o contato com o chão.
“Grau é uma das manobras perigosas que eles realizam e que é criminosa, porque coloca em risco não apenas a vida de quem está praticando a manobra, como também todo o entorno, toda a via de trânsito”, disse Larissa. “Então, zero por conta da tolerância. A polícia militar vai ser muito rigorosa“, completou.
A capitã também destaca o histórico criminal que acompanha os infratores que frequentemente realizam manobras de alto risco, ressaltando as multas de trânsito associadas a esses delitos.
“Muitas vezes os responsáveis estão associados com delitos ainda maiores. Nós temos denúncias de que tentaram até furtar uma das pessoas que estavam caminhando na rua durante a noite. Então tudo isso vai ser acompanhado, fiscalizado e punido. Eu estou falando de multas que vão de R$ 2.900 até R$ 5.800. São multas gravíssimas e serão enquadradas, serão tipificadas, para que a gente evite que essas situações aconteçam novamente.” Comenta.
Desde o dia 24/12/2023, noite de Natal, até a última terça-feira 02/01/2024, foram confiscadas 106 motocicletas devido a irregularidades. Nesta quarta-feira (3), várias pessoas relataram ter tido problemas pra regularizar e liberar os seus veículos apreendidos.
De acordo com a Capitã, essas infrações não se limitam apenas a questões administrativas, abordando não apenas a falta de documentos, mas também práticas como adulteração das características da moto, como retrovisores, placas, escapamentos e até mesmo o chassi. Durante as abordagens, foram identificadas motos que eram objeto de roubo. “A Operação Zero Grau está monitorando e fiscalizando todas essas situações.” afirma Larissa.
Confira a entrevista, gravada pelo Blog do Anderson, abaixo: