Conquista está em alerta vermelho por aumento de notificações de arboviroses
Entre janeiro e dezembro de 2023, foram 3.672 notificações de dengue, chikungunya e zika.
Equipes de combate às endemias tem trabalhado intensivamente em Vitória da Conquista, aplicando diversos recursos na luta contra o mosquito Aedes aegpyti. Na reta final de 2023, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista determinou alerta vermelho para o município por conta do crescente número de notificações das arboviroses, que são dengue, zika e chikungunya).
O coordenador de endemias, Joseilton Lima, comentou sobre o alerta e o aumento do número de casos em Vitória da Conquista.
“Isso é preocupante, porque apesar do índice de infestação ter baixado, a cidade encontra-se nesse alerta vermelho por conta do grande número de notificações, principalmente de dengue”, disse Joseilton.
Lima também mencionou que a PMVC tem intensificado as ações e ainda prometeu ainda mais reforços, principalmente na parte educativa. “A população precisa se sensibilizar sobre o cuidado que cada um deve ter com o seu imóvel, porque é de lá que emana os focos do mosquito”, explicou o coordenador.
Joseilton também orienta que as medidas mais importantes de combate ao mosquito deve ser feito dentro de casa. “Hoje temos dois fatores de risco: a chuva e o sol. Esses dois fatores juntos propiciam a profilferação do mosquito e, consequentemente, mais pessoas adoecidas pela arboviroses”, completou.
Entre outras orientações, a PMVC alerta que cada morador precisa redobrar os cuidados, eliminar qualquer água limpa parada e, principalmente, vedar os reservatórios de água abertos.
Notificações de arboviroses
De janeiro a dezembro de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 3.672 notificações de arboviroses, sendo 1.013 confirmadas para dengue, 366 de chikungunya e 12 de zika.
Nesse mesmo período foram registrado os óbitos de dois moradores do município, devido a complicações causadas pela dengue grave.