Semana de Controle e Prevenção à Corrupção reúne mil participantes em Conquista
O evento é promovido através da parceria entre a Prefeitura e a União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (UCIB).
Na noite da última segunda-feira (4), teve início a Semana de Controle e Prevenção à Corrupção no auditório do Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que conta com a participação de quase mil pessoas de mais de 70 municípios, incluindo Minas Gerais e Espírito Santo.
O evento, que se estende até esta quinta-feira (07), é promovido pela parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e a União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (UCIB) e engloba o Fórum de Gestão Pública Municipal, o Encontro de Procuradorias do Interior da Bahia, o 3º Seminário Regional de Controle Interno (UCIB) e o Seminário em Comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção – Rede de Controle da Gestão Pública.
Na abertura oficial, a prefeita Sheila Lemos enalteceu os organizadores e ressaltou o caráter pedagógico da programação. “Nossa cidade é uma das mais transparentes do Brasil. E assim é porque nós estamos sempre querendo aprender mais. Queremos aprender as boas práticas de gestão. Vamos trabalhar e aprender juntos”, destacou ela.
O procurador-geral de Vitória da Conquista, Jonatan Meireles, destacou a importância dos quatro dias de capacitação e incentivo ao aprimoramento científico, oferecendo conteúdos de alta relevância. “O município de Vitória da Conquista, sabendo reconhecer a necessidade do fomento ao conhecimento científico e também a preparação dos servidores, dos assessores, controladores, procuradores e todos os membros da administração pública e da rede de controle, faz com que o fomento ao conhecimento seja materializado neste evento”, afirmou o procurador. A iniciativa conta com a participação de estudantes, professores universitários e profissionais de direito, administração e ciências contábeis.
A noite começou com a conferência “Corrupção e compliance officer – controle e responsabilidade“, proferida pelo jurista Nefi Cordeiro, que abordou a corrupção no contexto mundial e no Brasil, propondo medidas de prevenção tanto no setor público quanto na população em geral. A juíza de Direito Adiane Jaqueline Neves da Silva Oliveira trouxe a palestra “Desafios e oportunidades para a promoção da equidade de gêneros nas discussões governamentais“. Por fim, o procurador do STJD, Walter de Moura, fechou a programação com uma conferência sobre “Governança e prevenção dos litígios na advocacia pública – desafios regulatórios e legislativos“, abordando como a morosidade e a falta de transparência contribuem para litígios no poder judiciário.
Até o último dia do evento, mais de 30 palestrantes passarão pelo evento, compartilhando conhecimento em conferências, palestras e oficinas que destacam a atuação de profissionais nas áreas de Controle Interno, Transparência, Ouvidoria e Advocacia Pública.